ESPECIAL - ZOOTECNIA

1. ZOOTECNIA


    Neste post iremos tratar sobre a área da biologia chamada zootecnia, mais um especial focado numa área específica. 

    Zootecnia é a área da biologia que estuda o desenvolvimento de animais, visando a melhor produção e sustentabilidade com utilização de modificação genética, relação ecológica harmônica, nutrição dos animais, utilização correta dos solos, biotecnologia, enfim agronomia de modo geral. 

    Os zootecnistas atuam diretamente nas mais variadas áreas, desde produção de alimentação para pecuária até análise laboratorial da genética animal envolvida e manejo de criação de animais. Muitas das tecnologias desenvolvidas por estes profissionais têm relação direta com a o desenvolvimento da sociedade atual, a análise da produção visando a melhor rentabilidade para o consumo acaba por pular etapas as quais antes necessitavam de muitos cuidados e eram caras. Sendo assim a produção acelera, gerando alimento para mais pessoas e subsequentemente atuando no melhor desenvolvimento de uma sociedade (Adam Smith, A Riqueza das Nações 1776). 

Zootecnista. Foto Edcentaurus

    A zootecnia foi consolidada como um curso no país apenas em 1952 com a atuação de Dr. Octávio Domingues, então presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia e a carreira foi consolidada em 1968. 

    A discussão sobre o impacto ambiental causado pela agropecuária é um debate constante dentro da zootecnia. Os profissionais tendem a avaliar a sustentabilidade de técnicas em especial as que não causem danos ambientais graves, a mudança climática a proliferação de pragas e a mudança genética baseada na reprodução selecionada visam um mínimo impacto sobre o ecossistema.

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez comentando sobre mais uma área da biologia, a zootecnia. Esperamos que este post venha a ser útil. Equipe BioJournal.

Brasão de Zootecnia. Foto ABZ 

Comentários