HISTOLOGIA - SISTEMA NERVOSO

1. SISTEMA NERVOSO

    O sistema nervoso é dividido em: SISTEMA NERVOSO CENTRAL e SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO. Fazem parte do sistema nervoso central a medula espinhal e o encéfalo. O encéfalo é dividido em cérebro e recoberto por meninges, camadas que o protegem e elas são: DURAMÁTER, ARACNÓIDE e PIA-MÁTER. Entre as meninges percorre um líquido chamado líquour que nutre e protege mecanicamente o sistema nervoso central.
Parassimpático(SNP): Retorna o sistema a normalidade. Simpático (SNS): Prepara o organismo para situações de estresse. Foto: Brasil Escola

    O sistema nervoso periférico é formado pelos nervos, se ramificando da medula ou do cérebro (encéfalo). Servem como transmissores de informação do sistema nervoso central para as estruturas corporais ou o contrário. 

    O tecido nervoso apresenta dois componentes principais, os neurônios e as células da glia. Os neurônios recebem, processam e transmitem estímulos no sistema nervoso, são compostos por dendritos, filamentos que partem do núcleo da célula e recebem os impulsos, os axônios, prolongamento que conduz impulsos nervosos, é revestido por bainha de mielina, que aumenta a velocidade de condução dos impulsos nervosos. Nas áreas onde não é recoberto é chamado Nódulo de Ranvier, assim causando transmissões saltatórias. Podem ser multipolares, bipolares ou pseudo-unipolares. Os multipolares têm vários dendritos e estão por todo o corpo, os bipolares tem apenas um dendrito e se encontram na mucosa olfatória, no aparelho vestibular e na retina, e os pseudo-unipolares possuem um axiônio que se divide em dois para cada sentido e é encontrado no sistema nervoso periférico. 

    Podem ser motores (chamados também de eferentes, controlam órgãos efetores, que são glândulas endócrinas ou exócrinas e os músculos) sensoriais (chamado aferentes, captam sensações vindas do ambiente ou do próprio corpo e conduzem as informações ao sistema nervoso central) e inter-neurônios (estabelecem comunicação entre outros neurônios). A substância cinzenta é o corpo dos neurônios (na medula espinhal é chamado H medula e nos axônios é chamada substância branca). 

    As células da glia são células que sustentam e nutrem o sistema nervoso e são subdivididas em: 


    Astrócitos: Sustentação e nutrição; 
    Oligodendritos: Formador da bainha de mielina;
    Célula de Schwann: Mesma função dos oligodendritos, mas no sistema periférico; 
    Micróglias: Células Fagocitárias, tratam inflamações e reparação; 
    Células Ependimais: Revestem os canais.


*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post. Depois de um longo recesso, voltamos com todas as forças! Obrigado pela leitura, aqui iniciamos o sistema nervoso, tratando do mais básico do básico. Agradecemos imensamente. Equipe BioJournal.

Comentários