BIOQUÍMICA - CARBOIDRATOS E LIPÍDEOS



1. CARBOIDRATOS



    A maior parte da energia que produzimos vem de carboidratos. A glicose é a principal fonte de energia. A maior parte do carboidrato vem de plantas (com exceção do mel, derivado da secreção de abelhas). São chamados de carboidratos pois são formados basicamente por carbono, hidrogênio e oxigênio (Biologia molecular das células, 2010). 

    Calorias é a forma de contar energia, muito ou pouco calórico = pouca ou muita energia. 

    Monossacarídeos: uma molécula. Chamados de oses, são pequenos, se dissolvem em água e não sofrem hidrólise. Alguns exemplos são – glicose (utilizado pelas células), frutose (típico das plantas) e galactose (encontrada no leite). 

    Dissacarídeos: duas moléculas. São considerados osídeos pela ligação glicosídica (ligação covalente que gera água no processo) que ocorre entre os monossacarídeos que os formam. Exemplo – lactose (açúcar presente no leite) , maltose (utilizado para fabricação de bebidas) e sacarose(açúcar de cozinha comum). 

    Polissacarídeos: várias moléculas. São insolúveis em água e podem ter a função estrutural. Exemplo – glicogênio (reserva energética animal, também presente em fungos) (nas plantas, amido, reserva energética vegetal), celulose (função de estruturação de células vegetais) e quitina (função de estruturação esquelética em insetos). 

Carboidratos. Foto Brasil Escola

2. LIPÍDEOS



    Lipídeos, também chamados de gordura, são moléculas de reserva energética, estrutural celular e formação hormonal. Ajudam como isolantes térmicos e amortecedores, são insolúveis em água (hidrofóbico). Animais que vivem em locais frios possuem uma grande camada de lipídeos. São divididos em: 

    Glicerídeos: Óleos e gorduras. Óleos são formados por cadeias insaturadas de ácidos graxos, e as gorduras são formadas por cadeias saturadas. 

    Cerídeos: São as ceras. Compostas por álcoois longos e ramificados. Nas plantas, a cutina faz o papel isolante nas folhas das plantas, evitando perda de água e protegendo de patógenos invasores. 

    Fosfolipídeos: Formação de membrana celular. Moléculas apolares pela junção de fósforo a cadeia lipídica. 

    Carotenóides: Beta-caroteno. Pigmento alaranjado presentem cenouras, abóboras, etc, percursor da vitamina Retinol (vitamina A). 

    Esteróides: São álcoois como o colesterol, mas também formam hormônios como a progesterona, estrogênio e a própria bile. Percursores de vitaminas D e E, formador de membranas.

Lipídeos. Foto Bioquimica da Nutrição


*            *            *            *            *

    Após tratado sobre carboidratos e lipídeos, o próximo ponto serão as proteínas, moléculas muito importantes para os seres vivos complexos. Esperamos que este post tenha sido útil. Muito obrigado pela atenção. Equipe BioJournal.

Comentários