ANATOMIA - PULMÃO E DEFINIÇÃO



1. PULMÃO



    Órgão de troca gasosa, que fica dentro da caixa torácica, envolto por uma membrana chamada de pleura parietal, que serve para proteção do pulmão, para que ele não bata nos ossos do tórax quando estiver totalmente cheio.

    O pulmão é mais um órgão que parece simples, mas com uma rede complexa. Sua parte externa é lobada, dois lobos pulmonares no lado esquerdo e três ao direito. São dois no lado esquerdo, porque é onde o coração está mais próximo (por isso muitos costumam dizer que o coração fica ao lado esquerdo do peito). Essas lobações ajudam na respiração, pois são divisões que ajudam o pulmão á se encher totalmente.

Pulmão. Foto Infoescola


    Parte interna do pulmão é composta por, árvore brônquica, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e ductos alveolares. Por dentro de todas estas estruturas passam o ar, quando expirado e inspirado, a troca gasosa acontece dentro dos alvéolos. A troca é feita da seguinte maneira, pela circulação sanguínea que passa entre os alvéolos, são deixados dióxido de carbono, e coletados moléculas de oxigênio, assim, sai do corpo carbono e entra oxigênio para todo o corpo.


*            *            *            *            *

    Aqui termina a parte inicial sobre pulmões. Focaremos em desenvolver cada estrutura em posts futuros. Agradecemos sua visita. Equipe BioJournal.

Comentários