SANGUE - TECIDOS E CÉLULAS



1. MEDULA ÓSSEA


    A medula óssea é um tipo de tecido conjuntivo fibroso, encontrado dentro de ossos, é a fonte de formação de células vermelhas (células sanguíneas), leucócitos (células de defesa) e plaquetas (células de coagulação sanguínea).

    É um órgão hematopoiético, órgão linfóide primário, é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior de ossos longos.

2. CÉLULAS TRONCO


    Células tronco são células adultas, com capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula.

Células Tronco. Foto OdontoCélulasdaVida


3. HEMÁCIAS


    Também conhecidas como eritrócitos ou glóbulos vermelhos, são as células sanguíneas que dão coloração vermelha ao sangue graças a hemoglobina presente nelas, são produzidas na medula óssea, estimuladas pelo hormônio eritropoetina.

    Quando maduras, não tem DNA em seu interior, são anucleadas (sem núcleo), formato de disco. Tempo de vida médio de 120 dias, após esse tempo passam pelo processo de hemólise, e são destruídas no baço ou fígado. Sua função geral é carregar oxigênio no sangue para destribuir entre os órgãos e carregar dióxido de carbono para ser levado ao pulmão, e assim, expulso do corpo.

4. LINFÓCITOS T


    Os linfócitos T são células de defesa do organismo, produzidas na medula óssea, maturadas no timo (órgão linfático primário, presente em bebês e filhotes). Os linfócitos T se dividem em duas, CD4 e CD8, ou seja, linfócitos B e Natural Killer, ambas, também, células de defesa.

    Linfócitos B, são caracterizados por defesa do organismo, assim como Linfócito T e Natural Killer, estas células tem uma função de guardar informações sobre antígenos que entraram em contato com as barreiras de defesa do organismo. Natural Killer, este linfócito, basicamente, é um Killer, destrói, células e antígenos, infecciosos para o organismo.


*           *            *           *            *

    Aqui acaba mais um post. Essa foi a primeira introdução de sangue. Muito obrigada pela leitura. Equipe BioJournal.

Comentários