INTRODUÇÃO À GENÉTICA


1. GENÉTICA


    Genética é o estudo dos genes e da interação destes com o ser, em questões de hereditariedade e transmissão de informações biológicas (termo cunhado por William Bateson, biólogo). Os genes são utilizados para a síntese de proteínas ou RNA’s estruturais, que por sua vez são utilizados de diversas formas no corpo (Genetics for Dummies, 2005). 

    Todos os genes são dispostos em Cromossomos, que são estruturas dividias em: 

    Cromátide- Eixo central, bastão que compõe o cromossomo. 
    Centrômero- Estrutura onde se localiza a área de ligação de cromossomos, podendo ser Metacentral, Subcentral, Acrocentral e Telocentral, devido a sua posição na cromátide. 
    Histonas- Proteínas presentes no cromossomo enroladas ao DNA. 
    Gene- Sequência de nucleotídeos capaz de fornecer informação para a produção de uma proteína, pela transcrição (quando bases de nucleotídeos são transformados em RNAm (RNA mensageiro), este é dividido em trincas (uma trinca forma um códon) capazes de gerar aminoácidos) e após isso a tradução (Geração de proteína pelo RNAm). A posição de um gene em um cromossomo se chama Locus.

Cromossomo. Foto Wikipedia

    Os cromossomos foram primeiramente descobertos por um biólogo e botânico chamado Karl Nageli, porém este não descreveu seu funcionamento, apenas com a ajuda de Walther Flemming, Thomas Hunt Morgan e Edmund Beecher Wilson, que foi nominalmente identificado como um agente importante na herança genética (Fundamentos de Genética, 2013). 

    Cada pessoa têm sempre pares de cromossomos, um do pai e um da mãe (cromossomos homólogos, por terem o mesmo tamanho e posição do centrômero). Somos considerados seres Diploides (2N, 46 cromossomos, 23 do pai e 23 da mãe), porém ainda existem seres Haploides (N, uma carga de cromossomos), quando uma célula está em divisão, ela possui Cromátides Irmãs que são cromátides em divisão, ou seja, cromátides com a mesma informação genética. 

2. CARIÓTIPO


    O cariótipo é o nome dado a um conjunto ordenado de cromossomos de um ser ou célula, alguns genes são citáveis: Genes Autossômicos- genes que são comuns a todos os sexos; Genes Sexuais ou Heterossômicos- genes que definem o sexo; Genes Holândricos- herança restrita ao sexo masculino (gene Y no ser humano). 

    Genótipos: expressão genética de determinado conjunto de genes. 
    Fenótipo: expressão física de um determinado conjunto de genes. 

3. MENDEL


Gregor Mendel. Foto Todo Estudo
   Por fim ainda devemos citar Gregor Mendel, biólogo botânico percursor dos estudos de genética, tendo sido chamado de “O Pai da Genética” por muitos cientistas por seus trabalhos com ervilhas no estudo da transmissão genética. Seus estudos, juntamente com os estudos de Jean-Baptiste Lamarck e Charles Darwin são hoje, as bases para o estudo evolutivo.






*            *            *            *            *

    Aqui acaba o post inicial de genética, um dos temas mais interessantes e complexos da biologia. Agradecemos a sua leitura. Equipe BioJournal.

Comentários