INTRODUÇÃO À TAXONOMIA


1. TAXONOMIA

Taxonomia. Foto SlideHare
    Taxonomia é a área da biologia que classifica os seres vivos em grupos de acordo com critérios pré-determinados. Linnaeus (XVIII) foi o primeiro a dividir os seres vivos (ainda que Aristóteles já houvesse catalogado inicialmente algumas espécies), porém sem levar em conta ainda a evolução, utilizou-se então da anatomia dos seres. Espécie era a unidade de classificação (Systema naturae, sive regna tria naturae systematice proposita per classes, ordines, genera, & species. Haak, Leiden, Linnaeus).

    Sugeriu ainda o Sistema Binomial, onde o nome da espécie era duplo, como: Homo - Gênero; Sapiens - Espécie. Linnaeus trabalhou com 7 categorias taxonômicas: Espécie, Gênero, Família, Ordem, Classe, Filo e Reino (todos também chamados de Taxons)

    Linnaeus utilizou 5 Reinos: Monera; Protista; Fungi; Plantae e Animalia.



    Atualmente os seres vivos são divididos em: Fenótica - Indivíduos agrupados de acordo com o maior número de características fenotípicas possíveis, não levando em consideração os aspectos evolutivos; Filogenética - Leva em consideração o aspecto evolutivo; Cladística – Árvore que relaciona evolutivamente os seres levando em conta Apomorfia (caraterísticas derivadas de características primitivas) e Plesiomorfia(características que vários grupos possuem, sendo primitiva, não os definindo como espécie). Vale ressaltar que este sistema está entrando em desuso na academia científica, porém, ainda utilizado.

*            *            *            *            *

    Aqui termina a introdução sobre taxonomia, esperem por mais e ainda a iniciação de cladística. Agradecemos sua leitura. Equipe BioJournal.

Comentários