CITOLOGIA - ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA


1. ESPECIALIZAÇÕES


    Tratando ainda da membrana plasmática, suas especializações devem obrigatoriamente serem citadas. Especializações são funções específicas que são geradas a partir do tipo celular observado. Essas funções variam desde atuação de interação celular, até aceleradores de absorção de nutrientes. Esses são: 

    Microvilosidades - São projeções citoplasmáticas na superfície celular, ou seja, micro-membros (como dedos) que tem funções como aumentar a superfície de contato, e ajudar na absorção de substâncias. 

    Interdigitações - São formas de aderência nas células, micro-membros que ajudam na fixação das células. 

    Junções Gap - São comunicações que ocorrem nas células para passagem/troca de nutrientes. 

    Desmossomos - São micro-membros que ajudam na aderência e comunicação entre as células constituido de duas placas de placoglobinas e desmoplaquinas que se comunicam por filamentos de desmogleínas e desmocolinas, proteínas. Algumas das especializações só existem em determinadas células. As células nervosas contêm mais junções gap, as células do intestino delgado contêm mais microvilosidades, e assim por diante. 

Desmossomos. Foto Wikipedia

2. ESPECIALIZAÇÕES VEGETAIS


    Plasmodesmos - Substância que não permite que a membrana plasmática se solte da parede celular, por meio da diminuição da célula, que ocorre quando a célula está num meio hipertônico e perde água para o ambiente. Plasmólise é o nome dado quando a célula diminui de tamanho, murcha. Quando o inverso ocorre, quando a célula está inflando com muito líquido num ambiente hipotônico, é chamado de Deplasmólise.

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post sobre citologia. Estas são apenas algumas das especializações que ocorrem nas células. Muito obrigado pela leitura. Equipe BioJournal.

Comentários