HISTOLOGIA - TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO


1. TECIDO CONJUNTIVO


    Tecido conjuntivo é um tecido presente em todo o corpo que auxilia diretamente na sustentação, união e preenchimento entre tecidos e estruturas variando conforme sua localização. São subdivididos em: Tecido Conjuntivo Propriamente Dito, Tecido Ósseo, Tecido Adiposo, Tecido Cartilaginoso e Tecido Hematopoiético. A matriz extracelular, um entrelaçamento de macromoléculas (componente base de todo tecido conjuntivo, junto às células) é abundante em água, proteínas, lipídios e carboidratos. Além disso, possui fibras elásticas, colágenos e fibras reticulares.

2. TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO


    Objetivamente focando apenas no tecido conjuntivo propriamente dito, este está presente em todos os órgãos por sua diversificação diante dos outros tecidos. este possui diversas células especializadas. Estas células conjuntivas propriamente ditas são divididas em: 

    Fibroblastos: Produzem fibras (são chamadas fibrócitos quando em pouca atividade) 

    Adipócitos: Armazenam gordura do corpo 

    Mastócitos: Células que produzem histamina (dilatadora de vasos sanguíneos em respostas imunológicas) e heparina (substância anti-coagulante). 

    Mesenquimais: Células sem característica própria. 

    Macrófagos: Realizam fagocitose em micro-organismos. 

    Leucócitos: Células sanguíneas que auxiliam em funções imunológicas (http://biologia.ifsc.usp.br/bio1/apostila/bio1_parte_04.pdf). 

    O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser frouxo ou denso. O frouxo (ou areolar) realiza funções de preenchimento de locais vazios e é mais flexível, possuindo mais fibras e células diferenciadas. Atua também, em reações infecciosas e na cicatrização. O denso pode ser não-modelado (não organizado, normalmente presente na derme e revestindo órgãos) e modelado (fibras organizadas, presente em tendões), age em função de sustentação do corpo e união de músculos à ossos. É mais rígido com maior quantidade de fibras, no entanto possuindo menos células. O único local do corpo que não há tecidos conjuntivos propriamente dito frouxo é no cérebro e na medula espinhal (Histologia básica I L.C.Junqueira e José Carneiro, 2013). 

Tecido conjuntivo Frouxo e Denso. foto Info Tecidos

*            *            *            *            *

    Aqui acaba mais um post. Esta é a base para as células do tecido conjuntivo propriamente dito, esperamos que tenha sido de bom grado. Equipe BioJournal.

Comentários