EMBRIOLOGIA - GAMETOGÊNESE MASCULINA


1. GAMETOGÊNESE


    A gametogênese é o processo pelo qual há a produção de gametas no sistema humano, ou seja, células de função reprodutora. Tanto em seres masculinos como em femininos, a gametogênese ocorre em etapas distribuídas que ocorrem em seus órgãos reprodutores. Cada gameta possui apenas uma carga genética (n, ou haplóide) pois para fecundar um gameta produzido pelo gênero oposto, é necessário a recombinação deste material e enfim a germinação de um novo indivíduo. A gametogênese ocorre diferentemente em indivíduos masculinos e femininos. 

2. GAMETOGÊNESE MASCULINA


    No homem, a espermatogênese ocorre nos testículos a produção de células germinativas (espermatogônias), que se dividem várias vezes por mitose. A partir da puberdade, as espermatogônias se tornam espermatócitos I, onde ocorre o crescimento e acúmulo de vitelo. Este gameta faz meiose e gera dois espermatócitos II e após isso, 4 espermátides, essa fase é chamada fase de maturação. Já a ultima fase ocorre a espermiogênese, onde ocorre as especiações.

    Na fase da espermiogênese (subdividida em 4 fases, Fase Golgi, Fase Capuz, Fase de Acrossoma e Fase de Maturação). A fase golgi é a fase onde o complexo de golgi secreta granúolos para a vesícula acrossômica, que cresce de tamanho, e o centríolo se alocam na posição oposta onde o  acrossomo será produzido. a fase capuz ocorre a expansão da vesícula acrossômica e a formação do capuz acrossômico por essa expansão. Os centríolos formam axonemas (estruturas contráteis que formam o flagelo) e o disco terminal, ligando o flagelo à cabeça do espermatozoide. A fase de acrossoma ocorre a desconexão do complexo de golgi, que se movimenta livremente pelo citoplasma e a formação da  manchete, estrutura que atua no transporte intracelular e na formação da cabeça do espermatozoide (além do flagelo). A fase de maturação ocorre o descarte de material desnecessário e as mitocôndrias formam um anel em volta da parte inicial do flagelo. A manchete é descartada nesta etapa (Molecular Reproduction and Development, 2002).

Espermiogênese. Foto FAMEMA

*            *            *            *            *

    Aqui termina a introdução ao desenvolvimento de nossas células reprodutoras. Espero que tenha sido útil. Muito obrigado pela leitura. Equipe BioJournal.

Comentários