RINS - NÉFRONS



1. NÉFRONS

    Néfron é a menor unidade do corpo humano e animal, podendo ser visto somente com o corte do tecido de um rim e colocado em uma lente de microscópio eletrônico. Falaremos sobre o néfron em camadas de forme aprofundada, uma a uma:

    Glomérulo/ cápsula de bowman - pequenos enovelados de capilares entram dentro do glomérulo, onde o sangue entra para ser filtrado. A cápsula de bowman tem uma camada interna e outra externa, nestas camadas, são filtrados o plasma, formando o filtrado glomerular, que contém uma quantidade reduzida de proteínas.

    Túbulo contorcido proximal - ao passar pelo glomérulo, o filtrado chega ao túbulo contorcido proximal, onde certa de 100% da glicose é reabsorvida, retornando ao sangue, também ocorre a reabsorção de 100% dos aminoácidos e proteínas, 70% das moléculas de NA+ e CL-, a reabsorção de NACL faz um processo de osmose com a água.


Néfron. Foto NetFisioterapia

    Alça de Henle - no ramo descendente a membrana é permeável para água e sal, a do ramo ascendente é impermeável para água e possui um sistema de bombeamento de íons sódio do interior para o exterior da alça.

    Túbulo contorcido distal - ocorre o bombeamento constante de íons sódio do interior para o exterior do túbulo, atraindo íons cloreto.

    Ducto coletor- absorção final de água, o hormônio ADH age no ducto, aumentando a reabsorção de água, secreta amônia e pode reabsorver ou secretar potássio, hidrogênio e bicarbonato.


*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post sobre rins. Desta vez focamos em suas estruturas separadamente. Esperamos que tenha sido útil. Equipe BioJournal.

Comentários