ECOLOGIA - GATOS


1. GATO


    Gato é o nome dado ao felino com o nome científico Felis silvestris catus, animal mamífero carnívoro que adotamos como animal de estimação. 

    Os gatos são da família Felidae, família que abrange os felinos modernos, porém com surgimento cerca de 25 milhões de anos atrás no período Oligoceno (atualmente com cerca de 41 espécies de felídeos). Para Linnaeus, os gatos são filogeneticamente denominados Felis silvestres por serem uma subespécie capaz até mesmo de produzir híbridos (Encyclopedia of Cat Breeds, 1997). 

2. REPRODUÇÃO E ALIMENTAÇÃO


    Tem longevidade de 15 a 20 anos (três anos se gatos de rua), podem dar ninhadas de três a sete filhotes (com período gestacional de nove semanas medianamente) e não tem o costume de permanecer com os filhotes por longos períodos como humanos. São animais essencialmente carnívoros pela falta da produção do ácido TAURINA (presente na bile), essencial para a sua sobrevivência por ser um composto necessário para seus olhos e somente sendo produzido por outras espécies animais. Sendo carnívoro, sua dentição e aparelho digestivo são adaptados a ingestão de proteínas e lipídeos animais. 

    Mesmo que carnívoros, alimentam-se de plantas eventualmente para uma melhor regurgitação de alimentos indesejáveis, porém uma certa espécie de planta é utilizada de modo a mudar seu comportamento (como entorpecentes, porém com efeitos adversos), chamada NEPETA ou erva-de-gato, sendo atraídos pelo odor. 

3. CARACTERÍSTICAS


    É observável características fisiológicas diferenciadas nos gatos, como: línguas ásperas (pequenos ganchos) utilizados na higiene, tapetum lucidum (membrana presente dentro dos olhos que auxiliam na visão noturna do animal refletindo a luz) e vibrissas (pelos utilizados para a sensação tátil dos animais, dispostas normalmente sobre o rosto) auxiliando seu tato. 

Fisionomia dos Gatos. Foto Wikipedia

    Gatos são animais territorialistas e hierarquistas, havendo alfas em bandos e brigas pela liderança. É visualizado também, batalhas por fêmeas no cio, machos lutam durante horas para copular com fêmeas, que geralmente aceitam a cópula sem rejeição. A utilização de urina para demarcar territórios é difundida também, sendo o ato de esconder a urina, parte instintiva de ocultar seu odor de outros gatos ou presas. 

    Apresentam 38 cromossomos e 200 doenças conhecidas, sendo uma delas notoriamente conhecida, a TOXOPLASMOSE causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, causador de problemas neurológicos e em mulheres grávidas, pode vir a causar abortos espontâneos, má formação fetal e surdez congênita. Mesmo que seja dada aos gatos a noção de que essa doença seja contraída principalmente por meio deles, a maioria das pessoas é contraída pela ingestão de carne vermelha crua (Organização Mundial da Saúde, 1992).

Toxoplasma gondii. Foto Wikipedia


*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post de ecologia, esta vez tratando de um dos animais domésticos preferidos por grande parte do mundo. Esperamos que lhes tenha sido útil. Equipe BioJournal.

Comentários