RESPIRAÇÃO CELULAR - GLICÓLISE


1. GLICÓLISE


    O primeiro processo que diz respeito a respiração celular é denominado Glicólise. É o processo pelo qual a molécula de glicose é oxidada gerando energia para o organismo e é o mesmo processo denominado de Fermentação, com diferenças práticas (seres anaeróbicos produzem energia por fermentação) ocorrendo no citosol. 

2. ETAPAS


    O processo ocorre em dez etapas. Na primeira fase a glicose é constituída com uma molécula de ATP, se tornando glicose-6-fosfato. Na segunda fase, esta molécula é convertida em frutose-6-fosfato pela enzima glicosefosfato-isomerase, que posteriormente é constituída de outra ATP e se torna frutose-1,6-bisfosfato na terceira etapa. Na quarta etapa, esta molécula se quebra em duas outras denominadas gliceraldeído-3-fosfato e dihidroxiacetona fosfato pela enzima aldose. Na quinta etapa estas moléculas são convertidas em dihidroxicetona P em gliceraldeído 3P para que continuem sendo oxidadas. 

    Na sexta etapa, ocorre a oxidação pela enzima NAD+ (nicotinamida adenina dinucleotídeo, que se torna NADH pela captura de hidrogênio na quebra da molécula) e readicionado mais um fosfato, se tornando 1,3-Bifosfoglicerato. Na sétima etapa, a molécula 1,3-Bifosfoglicerato doa um fosfato para um ADP, este se tornando ATP e a molécula virando a 3-fosfoglicerato. Na oitava etapa, a enzima fofogliceromutase reposiciona a molécula anterior, formando 2-fosfoglicerato. Na etapa nove ocorre uma desidratação pela enzima enolase, dando origem a água e a molécula fosfoenolpiruvato. E por fim na etapa dez a enzima piruvato cinase doa fosfato para uma molécula de ADP formando ATP e dando origem a molécula de Piruvato. Sendo gastos 2 ATP e produzindo 2 ATP respectivamente totalizada por cada molécula de gliceraldeído-3-fosfato.

Glicólise. Foto Wikipedia


*            *            *            *            *

    Aqui termina o primeiro post sobre respiração celular, um tema mais relevante a bioquímica. Esperamos que este post tenha sido útil a vocês, Equipe BioJournal.



    Glossário:

    Glicose-6-Fosfato (imagem G6P) - Molécula de glicose onde no carbono 6, há uma ligação com um fosfato (PO3);

    Frutose-6-Fosfato (imagem F6P) - Molécula de frutose onde no carbono 6, há uma ligação com um fosfato;

    Frutose-1,6-Bifosfato (imagem F16BP) - Molécula de frutose onde nos carbonos 1 e 6, há ligação com um fosfato cada;

    Gliceraldeído-3-Fosfato (imagem GA3P) - Molécula de gliceraldeído onde no carbono 3, há uma ligação com um fosfato;

    Dihidroxiacetona Fosfato (imagem DHAP)- Molécula de dihidroxiacetona onde há ligação de um fosfato no primeiro carbono;

    1,3-Bifosfoglicerato (imagem 13BPG - Molécula de glicerato onde nos carbonos 1 e 3, há ligação com um fosfato cada;

    3-Fosfoglicerato (imagem 3PG) - Molécula de glicerato onde no carbono 3, há uma ligação com um fosfato;

    2-Fosfoglicerato (imagem 2PG) - Molécula de glicerato onde no carbono 2, há uma ligação com um fosfato;

    Fosfoenopiruvato (imagem PEP) - Molécula criada a partir da desidratação da molécula de 2-Fosfoglicerato;

    Piruvato (imagem Pir) - Molécula criada após um ATP ser criado pela atuação da enzima piruvato cinase, que atuou como doadora de ADP;

    Lactato (imagem Lac) - Composto gerado com adição de dois átomos de H.

Comentários