CIENTISTAS - CHARLES DARWIN

1. CHARLES DARWIN

Charles Darwin. Foto PGL

    Autor de A Origem das Espécies, naturalista, biólogo e geólogo, Charles Darwin foi um dos mais célebres cientistas do século XIX, com suas contribuições em biologia, mas mais precisamente no estudo evolutivo, onde ele mesmo propôs o conceito de mudança a partir de reprodução e variação ao longo do tempo. 

    Charles Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1802 em Shropshire no Reino Unido, filho de Robert Darwin e Susannah Darwin. Muito se indicava por parte de sua família que o mesmo cursasse medicina na Universidade de Edimburgo, porém, suas experiências com cirurgias o fizeram desistir desta carreira, focando-se em taxidermia e estudo de invertebrados (Darwin, 1958). Pouco tempo se passou e seu pai o mandou para Christ’s Collage, onde deveria cursar artes, mas indo mal, dedicou seus estudos a teologia e iniciando suas anotações científicas. 

2. VIAGEM NO HMS BEAGLE


    Darwin em certo ponto foi convidado a participar de uma expedição a bordo do navio HMS Beagle, navio que teria como fim uma viagem cruzando o pacífico a começar pela América do Sul. Darwin neste percurso obteve diversos estudos geológicos importantes para sua carreira. Neste percurso, observou diversos animais e plantas, estudo os que tinha preparo para o fazer e quando não o tinha, enviava a pesquisadores da área. Ao chegar em Bahía Blanca, notou que a pouco tempo havia ocorrido algum tipo de extinção, visto pelos fósseis de mamíferos, um desses o qual estudou e hoje é conhecido como Megatherium

Caricatura de Darwin. Foto The Conversation

    Ao chegar nas famosas Ilhas Galápagos, Darwin finalmente começou a evidenciar algo que já estava maturando uma forma de especiação de animais em pouco tempo, onde Tentilhões eram observados e vários eram adaptados diferentemente as diferentes ilhas. Darwin começou a formular ideias sobre a vida na terra ser mais antiga do que o esperado. Quando a viagem já havia terminado, Darwin começou seus estudos em zoologia e como já havia descoberto certos animais muito parecidos com os atuais que viviam na América do Sul, era questão de tempo até o reconhecimento de seus pares (Desmond & Moore, 1991). 

    Charles Lyell, geólogo que apoiou Darwin por bastante tempo agora o incentivava em suas publicações e como presidente da Geological Society, ajudou ele a expor seus projetos. Seus rascunhos diziam que “uma espécie se transformava em outra”, de forma sucinta criticava o Lamarckismo e enfrentava o que era proposto na época de animais em linhagens diretas.

    Seu legado perdura até os dias atuais, sendo Charles Darwin um dos mais influentes cientistas da história, juntamente com Isaac Newton, Albert Einstein, Nicolau Copérnico, Marrie Currie e Stephen Hawking.

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez dando início a um estudo sobre a vida de alguns cientistas importantes para a biologia e a ciência de modo geral. Obrigado pela leitura. Equuipe BioJournal.

Comentários