ESPECIAL - AVICULTURA


1. AVICULTURA

    A avicultura é a área de produção de alimentícios oriundos de aves. Numa análise mais concreta, vemos muitas similaridades com a profissão de zootecnista, onde o avicultor deve realizar estudos e tratamentos em diversas áreas para a melhoria da produção deste animal. 

    Muito do que o avicultor deve fazer é diretamente relacionado com a alimentação do animal, com sua ração, o local onde o animal vive e obviamente o impacto alimentício na sociedade, já que por exemplo, o Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos avícolas do mercado desde 2001 (Relatório anual Ubabef 2010-2011). 

Avicultura. Foto E-aware

    Marcas como Sadia, Perdigão e Seara são popularmente conhecidas até mesmo fora do país, especificamente no Oriente Médio. Não somente essas marcas são importantes para o mercado, grande parte deste, também provêm de redes de fast-food como Mc Donald’s, grande atuante em países de primeiro mundo (principalmente por seu baixo custo de mão de obra). 

    Para a biologia, este tipo de tratamento causa exaustão nas cadeias alimentares destes animais e os demais ligados a teia a qual eles pertencem. Modificação genética em aves já selecionadas para produção de ovos em grande escala é um indício de exploração. Longe de criticar veementemente a avicultura, sabemos que esta prática mantêm um grande mercado que abastece milhares de pessoas por dia. Uma melhor solução para este problema, seria um melhor tratamento para as raças distintas deste animal ( Portugal possui 4 delas, Amarela, Branca, Pedrês Portuguesa, Petra Lusitânica) que poderiam ser menos exploradas em decorrência de manter as espécies vivas livres.

*            *            *            *            *

Aqui termina mais um post, desta vez tratando sobre a avicultura, uma prática comum e muito utilizada na produção de alimentos de origem de aves. Esperamos que este post tenha sido útil. Agradecemos a leitura, Equipe BioJournal.

Comentários