CITOLOGIA - MITOSE E MEIOSE

1. MITOSE E MEIOSE


    Mitose e Meiose são processos de divisão celular, biologicamente com a função de produzir células novas a partir de seu material genético já presente nas células que dão origem a elas. Para uma mitose e uma meiose, sempre é necessário células mãe, que servem de base para as demais. 

    O processo de mitose é utilizado para criar células idênticas as mães, para que sejam utilizadas posteriormente para fins de aumento de massa (células Diploides). Já a meiose é utilizada para a produção de células germinativas, como espermatozoide e óvulo (células Haploides). 

2. MITOSE

    Na mitose, uma única célula dá origem a duas novas células, por processo denominado Intérfase. Antes da intérfase, ocorre o G1, período de produção de massa, produzindo proteínas, RNA, enzimas, etc. Segundamente ocorre o período S, onde se produz duas fitas idênticas de DNA, ligando cada cromossomo por duas cromátides. A próxima etapa é G2, onde ocorre mais uma síntese de massa para crescimento, isto pois será seguida de quatro etapas consecutivas muito importantes para a biologia, denominados: PROFASE, METÁFASE, ANÁFASE e TELÓFASE

    Na PRÓFASE ocorre o deslocamento dos Centríolos para as extremidades da célula, pois serão eles quem separarão as células pelo Fuso Acromático. Além disso, nessa etapa o núcleo das células absorve água e proteínas para o rompimento e desaparecimento (existe uma pequena etapa denominada Prometáfase, onde os microtúbulos dos centriolos se deslocam ao centrômero, movendo cada cromátide ao centro da célula). 

    Na METÁFASE as fibras provenientes dos centríolos circundam a célula, preparando para a próxima etapa, onde se iniciará cada divisão do DNA. Nessa etapa os centrômeros se duplicam, também para a próxima etapa. 

    Na ANÁFASE as fibras se encurtam, fazendo com que cada cromátide se divida, puxando para cada polo da célula um número igual de cromátides, cada uma proveniente de uma duplicação ocorrida ainda na intérfase. 

    Por fim, na TELÓFASE é onde cada células começam a se produzir, os núcleos começam a se refazer, os cromossomos se descondensam e ocorre a Citocinese, dividindo o citoplasma para a individualização das células. 

Mitose. Foto Geekie Games.


3. MEIOSE

    Já a Meiose o processo é diferente. Ocorre normalmente até a METÁFASE, porém, as cromátides não se alinham ao centro da célula, na ANÁFASE as cromátides são puxadas uma para cada polo, separando as cromátides homólogas. Formando duas células Haplóides ao final do processo. Ocorre então uma segunda etapa de METÁFASE, onde cada célula dá origem a mais duas células, separando as cromátides irmãs, onde no total se formam quatro nova células Haplóides.

Meiose. Foto COC.

*            *            *            *            *

    Esperamos que este post tenha sido útil. Aqui termina a explicação de como ocorrem os processos de Mitose e Meiose, muito importantes para a Citologia. Muito obrigado pela leitura. Equipe BioJournal.

Comentários