ECOLOGIA - REINO MONERA

1. REINO MONERA


    O reino monera é o reino mais simples dos demais, composto por bactérias procariontes. Ainda existem bactérias aeróbicas e anaeróbicas, fazendo fermentação ou quimiossíntese. 

    Possuem parede celular e membrana plasmática, acreditava-se que na crista mitocondrial haveria mesossomos que ajudariam na respiração celular. Existe apenas uma organela, o Ribossomo 70S, além de um cromossomo circular, denominado plasmídeo bacteriano. 

    Podem ter quatro formatos: 

    Cocos – Bactérias redondas ou coloniais. Ex: Estafilococos, estreptococos; 

    Bastonetes – Formato de bastão. Ex: Lactobacilos; 

    Vibrões – Formato curvado como vírgulas. Ex: Vibrio Cholerae; 

    Espiroquetas – Formatos espiralados. Ex: Treponema Pallidum. 

Tipos de Bactérias. Foto EducaMaisBrasil.


    Bactérias gran positivas e gran negativas referem-se a sensibilidade da bactéria à antibióticos tradicionais pela absorção da coloração. Cianobactérias são organismos pioneiros em ambientes inóspitos, possuem clorofila bacteriana, formam acineto, esporo de resistência que resiste a intempéries e pode formar novas colônias, e também possuem heterocistos, células fixadoras de nitrogênio. 

    As bactérias são divididas em dois domínios, Archea e Bactéria, as arqueobactérias são em maioria quimiossintetizantes e vivem em ambientes inóspitos, sendo extremófilas (se adequam a ambientes extremos), as bactérias são autotróficas ou heterotróficas, ocupando os demais ambientes comuns.

Comentários