CIENTISTAS - LOUIS PASTEUR

1. LOUIS PASTEUR

    Louis Pasteur foi um notável cientista francês, muito bem conhecido por desenvolver duas técnicas utilizadas até os dias atuais, sendo elas a Pasteurização e a primeira Vacina

    Pasteur nasceu em 1822 na comuna de Marnes-la-Coquette, Ilha de França, filho de um sargento. Não era notório em seus estudos, tanto no ensino em colégio como na faculdade em que cursou ciência e se formou químico. 

    Com seus 26 anos, fez sua primeira descoberta, estudando cristalografia (estudo da disposição atômica em sólidos) descobriu a isomeria espacial referente ao ácido tartárico, sendo duas amostras similares em forma molecular e estrutural plana, mas diferentes em estrutura espacial, o que polarizava a luz em sentido contrário ao usual (Enciclopédia Mirador Internacional, consulta 25/02/2020). 

2. ESTUDOS

    Seguindo seus estudos, propôs em conjunto com vinicultores o estudo de bactérias que azedavam o vinho. Como já estava ciente desta impregnação da bactéria, para ele, o melhor modo de remoção seria o aquecimento e o isolamento hermético do vinho, assim matando o agente e isolando de novas contaminações, o que se provou fortemente usual para a ocasião, o que pode ser utilizado em diversas áreas, como a medicina, onde o método de aquecimento dos utensílios acometia na esterilização dos mesmos de agentes infecciosos. 

    Ainda com a utilização deste estudo, conseguiu por provar a eficácia da teoria da geração espontânea, onde a vida surgiria do nada em condições propícias. Utilizando sua técnica de pasteurização, provou que a esterilização de alimentos prevenia o surgimento de novos seres vivos, assim provando que a vida surgia apenas de outro ser vivo pré-existente. 
Pasteurização. Foto Curiosidade Aleatória

    Com esse estudo ainda, conseguiu fornecer o tratamento por meio da invenção de uma vacina à doença Raiva. Tratando um paciente com essa enfermidade, desenvolveu um vírus menos ativo, aplicando ao enfermo, que por seu sistema imunológico, criou imunidade ao vírus fraco, e por consequência ao vírus forte.

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post. Desta vez tratando de mais um cientista importantíssimo, principalmente com relevância a técnicas que utilizamos atualmente. Mais do que nunca Pasteur foi um dos mais célebres e usuais cientistas. Muito obrigado pela leitura. Equipe BioJournal.

Comentários