ECOLOGIA - AMAZÔNIA


1. AMAZÔNIA

    A Amazônia é conhecida como a maior floresta tropical do mundo, isto é verdade. Porém nada muito mais excitante se sabe sobre esta maravilha que ainda possuímos, mesmo que se degradando ano após ano em ritmo acelerado. 

     A Amazônia percorre não só o Brasil, mas sim nove países da américa do sul e França, sendo eles: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, França (Guiana Francesa), Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Possuí uma área total de 5.500.000 Km², isso levando em conta apenas a floresta amazônica legal. 

    Sua datação vem do período geológico compreendido como Eoceno, tendo em média 55 milhões de anos, seu crescimento se deu após a extinção do cretáceo, onde a maioria dos dinossauros perderam espaço, proporcionando desenvolvimento maior a ela, mesmo em momentos de glaciação, como os cinco mais bem definidos conhecidos (Donau, Gunz, Mindel, Riss e Wurm). Com grande número de plantas, também haveria de existir grande fluxo de água. Como esperado, formaram-se Grandes rios, dois inicialmente, um fluindo para o atlântico e outro para o pacífico. No entanto com a subida dos andes, o dado rio foi cortado e transformado num único que flui somente a Leste, para o Atlântico. 

Rio Amazonas. Foto Brasil Escola.
Carl von Martius. Foto Wikipedia.

    Apesar do nome, atualmente seu clima é equatorial, devido sua posição próxima ao equador (Zona equatorial) e diferente do que se pensa, o solo é pobre em nutrientes. Como se trata de uma comunidade clímax, toda sua massa produzida, é também consumida, levando a uma grande reutilização de matéria, como um sistema completo. 

    A floresta abriga uma quantidade supostamente de 2,5 milhões de tipos de insetos, 2.000 aves e mamíferos, 40.000 espécies de plantes, 3.000 peixes e 400 répteis. Muitas dessas espécies de plantas foram inicialmente catalogadas no livro Flora Brasiliensis, pelo naturalista alemão Carl von Martius.






*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez tratando da até atualmente, a maior floresta tropical do mundo. Muito obrigado pela leitura. Equipe BioJournal.

Comentários