RESPIRAÇÃO CELULAR - FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA

1. FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA


    A terceira e ultima etapa da Respiração Celular, denominada Fosforilação Oxidativa é a mais importante etapa pois nela é onde ocorre a real transformação das NADH e FADH2 em ATP

    Esta etapa ocorre na crista mitocondrial, todos os NADH e FADH2 produzidos na Glicólise e no Ciclo de Krebs são transportados para a crista mitocondrial, passando para uma enzima denominada NADH-coenzima Q Oxidorredutase (complexo I), nesta enzima os NADH e FADH2 doam elétrons para que a coenzima Q10 se reduza, a coenzima Q10 é denominada quinona lipossolúvel e faz parte da membrana mitocondrial. 

    Desta coenzima, os elétrons são transferidos para uma molécula de Ubiquinona, que ajuda na criação de um gradiente nos portões mitocondriais. A enzima succinato-Q oxidorredutase (complexo II) faz o mesmo processo com de oxidação com duas moléculas o succinato e o fumarato, além de reduzir também a ubiquinona, mas gera menos energia no processo. Por este processo e por outras enzimas de oxidação e redução, a crista mitocondrial fica com carga positiva externamente e negativa internamente. Todos esse processos liberam H2 no organismo. 

    A próxima etapa ocorre na enzima ATP Sintase (complexo V), ela utiliza os elétrons que são utilizados na redução da ubiquinona por exemplo, para transformar ADP em ATP (adicionando fosfato inorgânico Pi). Este processo ocorre com a utilização dos prótons de H2 liberados anteriormente, pela ATP sintase para rotacionar sua base, mudando o estado de ionização de aminoácidos, causando interações eletrostáticas que se alteram e permitem o carregamento da ADP em ATP. Vale citar que em alguns tipos de bactérias e arqueas este processo ocorre com íons de sódio, não de hidrogênio, podendo ser uma ATP sintase específica para sódio. 

    São gerados 3 ATP para cada NADH e 2 para cada FADH2.

Esquema com todos os complexos. Foto Wikipedia

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez finalizando com um dos elementos estudados pela biologia com mais abrangência. Claro que uma explicação mais detalhada exige leituras recomendadas, não deixe de buscar leituras a mais, caso seu objetivo seja estudar a fundo esta área. A Equipe BioJournal agradece sua leitura.

Comentários