SISTEMA CIRCULATÓRIO - CIRCULAÇÃO COMPARADA

1. CIRCULAÇÃO COMPARADA


    O sistema circulatório é ausente em poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos, nos demais animais ele pode ser aberto/lacunoso ou fechado. Em peixes o sangue sempre chega ao coração pelos átrios e sai pelos ventrículos, o sangue venoso passa pelas brânquias e lá ocorre a hematose (troca gasosa, onde o sangue venal vira arterial). O sangue passa uma única vez pelo coração em cada ciclo completo, denominado uma circulação simples. Seus corações têm apenas um átrio e um ventrículo. 

    Os anfíbios possuem dois átrios e um ventrículo, do átrio direito, o sangue venoso vai bombeado ao ventrículo e sai venoso pelos pulmões, de lá ele volta arterial pelo átrio esquerdo, vai ao ventrículo e sai oxigenado por todo o corpo, porém ele mistura o sangue venoso com o arterial, é chamado circulação incompleta.

Circulação Comparada. Foto SlidePlayer


    Em répteis não crocodilianos há novamente dois átrios e um ventrículo, porém ele ainda está mal separado por um septo de sabatier. No átrio direito o sangue venoso é bombeado ao ventrículo e subsequentemente ao pulmão e sai venoso, do pulmão volt arterial ao átrio esquerdo, é bombeado ao ventrículo e segue ao corpo inteiro, ainda ocorre a mistura sanguínea. Nos répteis crocodilianos há dois átrios e dois ventrículos, o sangue faz seu caminho igualmente, no entanto não se mistura no coração, mas na saída das artérias (forâmen de Panizza) onde os sangues se misturam levemente, ainda é dupla e incompleta. 

    Nas aves e mamíferos é igual, não há mistura sanguínea, os dois átrios e ventrículos são separados, dupla e completa. Temos assim a endotermia, produzimos nosso calor internamente.

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez voltando a circulação, tema já muito abordado no blog. Aqui abordamos a comparação dos diversos sistemas circulatórios existentes. Agradecemos a leitura. Equipe BioJournal.

Comentários