ANATOMIA - COORDENAÇÃO ENDÓCRINA


1. SISTEMA ENDÓCRINO


    Sistema endócrino é o sistema hormonal, onde ocorre controle de órgãos efetores para a utilização interna de hormônios que controlam diversas funções em nosso corpo. 

    Os hormônios endócrinos são produzidos por células endócrinas para agir num ponto distante e sempre liberados pela corrente sanguínea para atingir o tecido alvo. 

    Os hormônios parácrinos são produzidos por células parácrinas e seu hormônio é utilizado apenas em células próximas. 

    Os hormônios autócrinos são liberados pela célula e estimulam ela própria. 

    O pâncreas é uma glândula mista, ele é endócrino e exócrino, ele produz hormônios que controlam a taxa glicêmica no corpo, os ácinos pancreáticos produzem hormônios exócrinos e as ilhotas pancreáticas (Langerhans) produzem hormônios endócrinos como insulina e glucagom

    Os adrenais (ou suprarrenais) são glândulas que produzem esteroides, divididas em córtex (que produz corticoesteróides) e medula (que produz adrenalina). 

Sistema Endócrino. Foto Brasil Escola


    Já as Gônadas são mistas e são responsáveis pela produção de caráteres sexuais, no homem são os testículos, produtor de testosterona em homens (os gametas só são produzidos à 35º por isso fica fora do corpo) e nas mulheres os ovários, produtor de estrogênio e progesterona. Ambos são controlados pela adrenohipófise, que libera hormônios controladores das gônadas, como FSH e LH

    A Hipófise produz diversos hormônios e é dividido em duas partes, anterior e posterior. Ele produz GH (Growth Hormon, hormônio de crescimento), tireotrófico (estimula tireoide), adrenocorticotrófico (estimula secreção de hormônios nas adrenais), gonadotrofina (estimula as gônadas) e a pró-lactina para produção de leite em mulheres. A Neuro-Hipófise (hipófise posterior) secreta hormônios, secretando ADH (vasopressina) e ocitocina (Estimula contração uterina nas mulheres) 

    A Epífise ou Pineal produz melatonina, que nos deixa com sono, determina nossos foto-períodos, age em aves sobre imigração e os cursos de hibernação, é comparado ao fitocromo nas plantas. 

    E a Tireoide por fim, localizadas no pescoço, produzem T3 e T4 (tri-iodotireonino e teta-iodotireonino) e calcitonina (controla a ingestão de cálcio, e é antagônica ao paratormônio).

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, voltando a relacionar duas áreas, bioquímica e anatomia. Esperamos que tenham aproveitado a leitura. Equipe BioJournal.

Comentários