EMBRIOLOGIA - REPRODUÇÃO COMPARADA


1. REPRODUÇÃO COMPARADA


    A reprodução assexuada ocorre pela divisão binária (cissiparidade) ou múltipla (esquizogônia), em organismos multicelulares pode ocorrer por fragmentação (corte que gera dois novos seres) e brotamento (separação de seres que antes eram um só). Nas bactérias existem utras formas de reprodução, como: Conjugação (duas bactérias se aproximam e por meio da pili sexual, trocam genes e ambas mudam seu DNA); Transformação (quando a bactéria incorpora o material genético do meio ao seu genoma) e Transdução (quando um vírus atua como vetor de transmissão genética de uma bactéria para outra (vulgo transmissão lateral)). 

    A reprodução sexuada ocorre pelo encontro de gametas de ambos os seres para a geração de um novo ser com material genético proveniente da mistura dos outros dois. A Partenogênese ocorre quando um gameta apenas gera um zigoto que vira um novo ser sem ser fecundado, sendo Pedogênese manter as características do ser reprodutor e Neotenia onde o ser mantêm característica juvenis na fase adulta. Nos cnidários ocorre a Metagênese onde dois indivíduos diploides, um se reproduz assexuadamente e o outro sexuadamente. 

Sistema Reprodutor. Foto Brasil Escola


    O sistema reprodutivo masculino começa nos testículos, onde produz testosterona e espermatozoide, nos túbulos seminíferoscélulas intersticiais de Leydig, que produzem testosterona e os túbulos os espermatozoides. O epidídimo armazena os espermatozoides e o canal diferente os transportam até a uretra, por fim o pênis, que possui um corpo cavernoso para que ele infle com o sangue, dilatando-o. A próstata produz um líquido prostático, alcalino, para neutralizar a acidez da uretra e da vagina, as vesículas seminais produzem líquido seminal para “alimentar” o espermatozoide e a glândula de Culper produz líquido lubrificante natural. 

    O sistema reprodutor feminino começa nos ovários que produzem óculos (1 por mês), progesterona e estrogênio. Os ovócitos II são liberados na tuba uterina e são levados ao útero, mais especificamente no endométrio, se a mulher não engravidar, o endométrio descama e é eliminado pela menstruação.

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez mais uma conexão de dois temas abordados anteriormente, gametogênese masculina e feminina, e a abrangência do tema com a reprodução. Equipe BioJournal.

Comentários