ANATOMIA - SISTEMA EXCRETOR


1. SISTEMA EXCRETO


    Sistema Excretor é o sistema que elimina produtos tóxicos advindos do metabolismo celular. A degradação de nucleotídeos gera amônia (NH3), amônia é excretada apenas por animais amoniotélicos (peixes, anfíbios jovens, moluscos, etc) para os animais que vivem fora da água, a amônia tem de ser transformada em outro composto para não causar danos, a ureia (animais ureotélicos, peixes cartilaginosos, mamíferos, anfíbios adultos, etc) e ácido úrico (animais uricotélicos, répteis e aves). 

    Em protozoários de água doce há uma organela chamada vacúolo contrátil ou pulsátil, que contraem e liberam água no ambiente. Nos poríferos e cnidários, elas eliminam toxinas por difusão e os platelmintos (vermes achatados) contêm uma célula chamada célula-flama, que projeta flagelos que se movimentam e colocam toxinas por dentro de tubos excretores e jogam para o meio externo. 

Fisiologia animal comparada (versão para aula)
Sistemas Comparados. Foto SlideShow

    Nos insetos há uma organização chamada Tubos de Malpighi, onde a hemolinfa é transferida por eles para o intestino. Nos crustáceos, as glândulas verdes ou glândulas antenais que se encontram em sua cabeça que é por onde ele excreta, as glândulas coxais são dos aracnídeos, próximas as patas e tem a mesma função. Os anelídeos contêm nefrídias, onde dentro dos segmentos corporais o nefrostoma suga fluidos corporais e passando pelo nefroduto e em outro anel e no nefridiocloro, ele expele a excreta.


*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, tratando dos sistemas excretores dos diversos grupos de organismos. Agradecemos a leitura. Equipe BioJournal.

Comentários