ECOLOGIA - REINO FUNGI


1. REINO FUNGI


    Seres eucariontes, que podem ser unicelulares ou pluricelulares decompositores heterotróficos, podem fazer respiração aeróbica e anaeróbica facultativa, fazendo assim fermentação alcoólica. 

    Os pluricelulares são compostos de micélio, falsos tecidos compostos de micro fios, chamados de hifas. Os fungos possuem parede celular de quitina e guardam energia em forma de glicogênio

Fungi – Wikipédia, a enciclopédia livre
Diversos Grupos de Fungos. Foto Wikipédia 

    Dispostos em diversos filos, citarei os mais importantes: 

    Zygomicota: Mofo/bolor – Se reproduzem pela fusão de hifas formando uma estrutura que libera esporos (esporos flagelados denominados zigósporos, sem formação de corpo de frutificação). 

    Ascomycota: Leveduras/trufas – Se reproduzem na fusão de hifas, formando uma estrutura em forma de lança, dentro dela é produzido esporos (ascosma, que produz ascósporos). 

    Basidiomycota: Cogumelos/orelhas de pau – Se reproduzem por cogumelos (estrutura complexa de reprodução, possuindo diversos basidiomas, que produzem basidiósporos). 

    Deuteromycota: Frieira/Cândida. 

    Os cogumelos são apenas as bases reprodutoras que se originam com a fusão de hifas positivas e negativas (não são denominadas macho e fêmea por haver diversos tipos), formando hifas 2N. Líquens são associações entre algas e fungos que mutualisticamente trocam água, proteínas e sais minerais em troca de proteção (micobionte o fungo e fotobionte a alga) e até mesmo na reprodução liberam sorédios, que são associação de algas e esporos. Micorrizas são associações entre fungos e raízes, da mesma forma que os líquens, há troca de sais minerais e matérias orgânicas.


*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez com mais um dos grandes reinos estudados pela biologia, o reino dos fungos verdadeiros (devido a existência de outros pseudo fungos em outros reinos). Agradecemos a leitura. Equipe BioJournal.

Comentários