INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA



    O início do estudo da bioquímica é sempre atrelado a água e os sais minerais, levando em conta que constituem grande parte dos seres vivos do planeta. 

1. ÁGUA



    A água é composta por dois átomos de hidrogênio (H2) e um átomo de oxigênio (O), dando origem a molécula de H2O. Recobre grande parte da superfície do nosso planeta e mesmo assim temos acesso a 3,5% dela, pela maior parte desta água estar nos oceanos salgados. Desta água doce, 69% está em forma de gelo, dificultando ainda mais nosso acesso. 
    A água é tão importante para seres vivos por suas propriedades, estas são: 

Dilatação Anômala. Foto Wikipedia
    Solvente Universal- Capaz de dissociar íons de moléculas facilmente (Hidrólise). 

    Molécula Polar- Diferença de eletronegatividade entre átomos, isto resulta em moléculas mais unidas e coesas, tendo a propriedade de tensão superficial, o que possibilita insetos de pousarem por exemplo. 

    Calor Específico- Mantêm sua temperatura estável por mais tempo, demorando assim a mudar de estado. 

    Dilatação Anômala- Comportamento em que de 0° à 4°, a água sofre efeito de contração, a partir de 4°>, a água volta a dilatar como todos os outros líquidos (isto possibilita por exemplo, que haja vida em um lago congelado, a certa profundidade o lago permanece em estado líquido)(Anomalia da água, Domiciano Silva). 

    A técnica de Eletrólise permite a quebra de moléculas de água (dissociação das pontes de hidrogênio) por meio de correntes elétricas. Esta técnica não somente é aplicada em água, mas sobre diversos compostos a fim de uso comercial (LeBihan,2011). 


Tensão Superficial. Foto Ensino de Ciências

2.SAIS MINERAIS



    Sais Minerais são nutrientes importantes para diversas funções que nosso organismo realiza como metabolismo, reações contra agentes externos, difusão de correntes elétricas, composição de tecidos, fotossíntese em plantas e protozoários, entre outros. 
    Eles são: 

    Fe- Ferro, composto metálico que pode ser encontrado de duas formas, Hemínico e não Heme, “Hemínico” é encontrado em carne e peixe, e “não heme” é encontrado em células vegetais, leites e ovos. Ambos participam do crescimento celular, transporte de oxigênio (composição das hemoglobinas) e do metabolismo oxidativo. O ferro “não heme” é melhor absorvido quando há presença da vitamina C

    P- Fósforo, tem grande presença na molécula de DNA, atua na produção de energia ATP (Adenosina Trifosfato) e ADP (Adenosina Difosfato). Atua também na formação do tecido ósseo e dentário. Encontrado em Carnes, e vegetais. 

    Mg- Magnésio, tem importante papel na formação da clorofila, metabolismo energético e na concentração muscular. Encontrado em leguminosas e nozes. 

    Z- Zinco é utilizado principalmente para manutenção do sistema imunológico e metabolismo de proteínas e carboidratos. Pode causar diabetes, se em falta, assim como diminuição de hormônios masculinos (Testosterona). 

    K- Potássio é um ótimo transmissor nervoso, utilizado em membranas nervosas e nervos. Auxilia ainda no equilíbrio de fluidos internos e osmose. 
Alimentos Ricos em Sais Minerais. Foto Mammabella

    Na- Sódio, assim como potássio, é um ótimo transmissor nervoso, auxilia na concentração de fluidos e em excesso, causa pressão alta. Encontrado no sal de cozinha e em diversos alimentos industrializados. 

  Ca- Cálcio é um importante componente do tecido ósseo, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, ajuda na coagulação sanguínea e é geralmente encontrado em alimentos ricos em carboidratos.

     Fl- Flúor é o auxiliar do cálcio, este só é depositado nos ossos pela ação do flúor. É necessária a ingestão mínima desse mineral. 

     I-Iodo é um importante nutriente que participa da catalisação do hormônio da tireoide. 

   Cl- Cloro é um sal mineral importante na regulação osmótica e participa do equilíbrio ácido-base e na manutenção do pH sanguíneo. 


*     *     *     *     *


    Feitas as apresentações, mais a frente iremos tratar de carboidratos. Aqui termina nosso estudo sobre bioquímica inicial, boa sorte em seus estudos. Equipe Biojournal.

Comentários