INTRODUÇÃO À HISTOLOGIA



1. HISTOLOGIA



Histologia é o estudo dos tecidos, tecidos de órgãos, músculos e de todo o corpo. Para ser mais fácil de entender a histologia, é necessário saber que existem quatro tecidos, falaremos um pouco deles, são conhecidos como: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.


2. TECIDO NERVOSO



Tecido Nervoso. Foto InfoEscola
Responsável por muitos estímulos nervosos no corpo, conduz informações rapidamente. Estímulos internos ou externos são perceptíveis para o tecido nervoso, em seu interior o tecido nervoso percebe as mudanças e distribui impulsos por todo o corpo, já em seu exterior, percebe as mudanças de temperatura, ambiente, entre outros. É um tecido essencial, pois também é presente na pele, neurônios, sistema nervoso central, entre outros.






3. TECIDO CONJUNTIVO



Muitos não sabem, mas, os tecidos são formados por células multadas, o tecido conjuntivo é um conjunto de células diferentes. É responsável por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos. Este tecido é extremamente importante, já que sua função é, basicamente, ajudar os outros tecidos a se manterem inteiros, também se encontra em alguns órgãos, como "tecido conjuntivo propriamente dito".


4. TECIDO EPITELIAL



O tecido epitelial é encontrado na pele e no interior do organismo. As células epiteliais são ligadas ( justapostas), sua origem é dos folhetos germinativos embrionários, ectoderma, mesoderma e endoderma, por dentro desse tecido passam pequenos vasos sanguíneos.
Tipos de Tecido Epitelial. Foto Só Biologia

5. TECIDO MUSCULAR



O tecido muscular é capaz de responder a estímulos com contração, sua função é produzir força e causar movimento, ajuda com os movimentos peristálticos. Se divide entre músculo cardíaco, músculo esquelético e músculo liso, cada um destes com várias funções.

*            *            *            *            *

Aqui termina o básico sobre histologia. Nos próximos posts iremos desenvolver mais aprofundadamente esta área, muito obrigado pela atenção. Equipe BioJournal.

Comentários