INTRODUÇÃO À ECOLOGIA
1. ECOLOGIA
O meio ambiente sofre alterações pelo tempo, a ecologia trata de estudar essas alterações. A palavra ecologia significa do grego oikos (casa) logia (estudo), estudo da casa ou estudo do ambiente, ecologia é o estudo dos seres vivos e sua relação entre si e o ambiente, cunhado pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel (1834- 1919) este que era discípulo de Charles Darwin. É importante ressaltar que o estudo da ecologia iniciou-se na Grécia antiga, com o filósofo Aristóteles, grande observador da natureza e descritor de animais diversos (The emergence of ecology from natural history, Keith R.Benson).
Ecologia é dividida em Alelobiose e Ecobiose. Aelobiose se refere ao estudo das relações animal-animal, como a relação pulga-cão. Já a ecobiose tem como objetivo o estudo das relações animal-ambiente, como a relação urso polar-polo norte. Tanto alelobiose, quanto ecobiose trabalham com níveis de organização. Níveis de organização são módulos que ajudam a separar a biologia de forma micro até macroscópica, a fim de tornar os estudos mais palpáveis. Os níveis de organização são:
Níveis de Organização. Foto: uol educação
2. BIODIVERSIDADE E HABITAT
Nichos Ecológicos. Foto: info escola |
3. DINÂMICA POPULACIONAL
Dinâmica de Populações é o termo que designa a forma como uma população se comporta em detrimento de fatores sociais ou ambientais. Um grande expoente e estudioso deste tipo de relação foi Thomas Malthus com sua teoria populacional malthusiana, onde prevê que uma população cresce ou declina de acordo com o suporte do ambiente. Esta teoria exemplifica quatro tipos de variáveis: nascimento, morte, imigração e emigração. O nascimento é tido como a taxa de natalidade (TN), onde são contabilizados matematicamente os nascimentos numa determinada espécie em determinado tempo. Morte é contabilizada pela taxa de mortalidade (TM), total de mortes numa determinada espécie em determinado tempo. Imigração são os seres que vêm de outros locais para aumentar certa população. Emigração é o número de seres que, ao contrário da imigração, se deslocam para outro local, desagregando a população. Já o crescimento vegetativo ou absoluto (CV), é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade (CV= TN-TM) (Model selection in ecology and evolution, 2004).
* * * * *
Terminamos aqui o básico sobre ecologia, o necessário para se entender todos os conceitos que iremos abordar adiante em nossos posts. Muito obrigado pela atenção. Equipe BioJournal.
Átomos: Sistema de energia, composição básica de todo elemento.
Moléculas: Composto por dois ou mais elementos, com propriedades diversificadas.
Célula: Unidade básica dos seres vivos, responsável pela estruturação de tecidos mais complexos.
Tecidos: Conjunto de células com funções diversificadas e agrupadas em função de um único propósito.
Órgão: Conjunto de tecidos, função específica para sobrevivência de um ser.
Sistema: Conjunto de órgão com uma função metabólica desenvolvida em seres complexos. Organismos: Ser, uma criatura que desempenha ações em um certo ambiente.
População: Conjunto de organismos em sociedade ou comunhão.
Comunidade: Conjunto de populações diversificadas e com organizações diferentes.
Ecossistema: Sistema de ambiente e biodiversidade que conversam entre si.
Biosfera: Ecossistemas complexos e em grande proporção, cobrindo áreas muito abrangentes.
Comentários
Postar um comentário