TEORIAS EVOLUTIVAS - LAMARQUISMO


1. LAMARQUISMO


Jean-Baptiste Lamarck. Foto Wikipedia
    Tratando a evolução como objeto de estudo, devemos citar algumas das principais teorias evolutivas. Começaremos por uma das mais conhecidas e criticadas, Lamarquismo.


    Lamarquismo foi uma teoria evolutiva criada pelo biólogo Jean-Baptiste Lamarck, era uma teoria baseada no uso e desuso de caracteres e mudanças climáticas e ambientais que mudariam o comportamento de determinado grupo de seres vivos, causando assim a evolução destes. Lamarck descreveu sua teoria em duas leis publicadas em seu livro Philosophie zoologique, sendo elas: 

    Lei do Uso e Desuso – Quanto mais certos órgãos são usados, mais desenvolvidos eles ficam, o mesmo ocorrendo com a não utilização, menos desenvolvidos eles se tornam, chegando a certo ponto, onde estes podem ser declarados características intrínsecas da espécie, perdendo ou órgãos ou desenvolvendo novos ou os já existentes. Esse uso e desuso era caracterizado pela pressão ambiental sobre os indivíduos. 

    Transmissão dos Caracteres Adquiridos – Todos os seres vivos necessariamente deveriam transmitir aos descendentes suas características adquiridas, favoráveis ou não ao ambiente, assim com a mudança constante dos indivíduos de geração em geração, hora ou outra, novas espécies surgiriam. 

    Atualmente sabe-se que ambas as leis eram incorretas pelos motivos de, não eram o uso constante ou o desuso de um órgão que o fazia desaparecer ou desenvolver-se em seus indivíduos, na realidade a atuação gênica em conjunto com a seleção natural constituem um importante processo para a transmissão de caracteres, onde um indivíduo bem adaptado ao ambiente e capaz de se reproduzir transmite seus genes aos descendentes, enquanto os menos adaptados não sobrevivem ou não se reproduzem, não passando seu material genético, que não os favoreceu. Todo o processo genético só foi analisado após os trabalhos de Mendel.

Lamarquismo. Exemplo mais utilizado, onde girafas com pescoço pequeno teriam pouco alimento, enquanto as girafas que tinham pescoço longo por uso e desuso, tinham vantagens. Foto Descomplica

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez dando início ao estudo das teorias evolutivas, mais especificadamente sobre Lamarquismo. Esperamos que este post tenha os ajudado. Muito obrigado pela leitura. Equipe BioJournal.

Comentários