CICLOS BIOGEOQUÍMICOS - CICLO DA ÁGUA


1. CICLO HIDROLÓGICO


    O ciclo hidrológico ou ciclo da água é o ciclo que a água passa naturalmente de diversos estados, constituindo assim um ciclo ambiental onde há diversas manutenções na atmosfera, para assim os seres vivos perpetuarem a vida. 

    Os principais processos que ocorrem nesse ciclo são: 

    Evaporação – Momento em que a água passa do estado líquido para o estado gasoso por meio do aumento da temperatura. Com o aumento da temperatura nos rios, lagos e oceanos, essa água volta ao ciclo formando nuvens (também fazendo parte desse processo a transpiração de animais e plantas, que libera água na atmosfera). 

    Precipitação – Processo onde a água das nuvens volta a se dissipar sobre o solo. Quando as nuvens possuem muita massa, estas não suportam seu peso e precipitam no solo ou no próprio oceano. Em planaltos ou montanhas, a água se infiltra no solo por meio da gravidade, descendo e ajudando na formação de rios e mantos aquíferos e lençóis freáticos

    Escoamento – Quando a água acaba por precipitar numa superfície onde não pode se infiltrar, ela escoa novamente a caminho do oceano, mares, etc., formando nascentes próximas a essas regiões. 

Ciclo da Água. Foto Brasil Escola

    Vale citar certos fenômenos decorrentes deste processo, como os rios voadores, fenômeno designado por uma grande quantidade de água bombeada das florestas amazônicas para as outras regiões brasileiras. Outro processo é a desertificação, onde áreas onde este ciclo ocorre em menos ocasiões ou não ocorre, pouca água refresca o ambiente, gerando pouca vegetação. Por fim temos a erosão, ocorrem três processos de erosão fluvial, quando águas de rios removem nutrientes e minerais de rochas (podendo formar meandros); erosão pluvial, com a chuva, a superfície é modificada (podendo formar ravinas e voçorocas); e por fim, erosão glacial, quando o gelo deforma a superfície de algum local, deslocando em formato de “U”.


*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez tratando do ciclo da água, como em um dos primeiros posts já tratamos da água em si, este post complementa ele. Muito obrigado pela leitura. Equipe BioJournal.

Comentários