GENÉTICA - 1ª LEI DE MENDEL


1ª LEI DE MENDEL


    A primeira lei de Mendel é também chamada de Lei de segregação de fatores, que, em outras palavras quer dizer: todas as características de um gameta provêm de fatores aleatórios segregados por seus progenitores, sendo possível apenas a obtenção de uma característica de cada. Ou seja, cada indivíduo possui fatores advindos um de cada progenitor.

    Como explicado no post de Introdução a Genética, Gregor Mendel possuía diversos estudos relacionados com ervilhas. Desses estudos vieram suas leis, leis que explicavam o funcionamento da hereditariedade por transmissão de fatores. Com sua experiência em botânica, primeiramente autofecundou as ervilhas com seus próprios esporos, gerando assim linhagens puras de sementes com características que são: Ervilhas Amarelas (V), Ervilhas Verdes (v), Sementes Lisas (L) e Sementes Rugosas (l)

    Em genética, temos as letras maiúsculas como sendo genes dominantes, e as minúsculas como sendo genes recessivos. Mendel chamava a primeira linhagem pura, de linhagem Parental (P), e as linhagens subsequentes geradas por essas, de descendentes, sendo nomeadas (F1), (F2), etc.

    Com suas linhagens puras de ervilhas amarelas e verdes, Mendel cruzou ambas, lembrando que cada gameta necessita de dois pares de genes.

1ª Lei de Mendel. Foto QI Educação

    Analisando as gerações que obteve, Mendel percebeu que certas características permaneciam dominantes sobre outras, desta forma, a nomeação dominância foi criada. Porém percebeu que para cada 3 dominantes (em nosso exemplo, as sementes amarelas), havia sempre 1 recessiva (em nosso exemplo, as sementes verdes), isso fez com que Mendel aprendesse que mesmo que certa característica não fosse expressada, ela continuava escrita no genoma da planta. Disso surgiu a proporção 3:1 (isto em F2, onde a característica recessiva se expressou, porém na geração F1, ela permaneceu inativa, contudo escrita).

    Para perceber a recessividade, Mendel percebeu que em F1 a característica verde desaparecia, e reaparecia em F2. Isso seria explicável caso a característica verde fosse dominada, tendo que se expressar duplamente sem a atuação do dominante amarelo, que se expresso mesmo que unicamente, era a característica predominante. Os indivíduos que Mendel nomeou puros, são chamados Homozigotos, possuindo um par igual de genes (VV, vv), os indivíduos gerados em F1 são chamados Heterozigotos, com um par de genes diferentes (Vv).

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, dessa vez com o tema de Leis de Mendel. Ainda há de ser estudada as próximas leis. Muito obrigado pela leitura, a Equipe BioJournal agradece.

Comentários