BIOQUÍMICA - HORMÔNIOS VEGETAIS


1. HORMÔNIOS VEGETAIS


    Os hormônios vegetais são chamados fitormônios. O primeiro é chamado Auxina, são hormônios de crescimento produzidos nos meristemas, controlam o crescimento, germinação de sementes, desenvolvimento do ovário das flores e provocam o estiolamento (crescimento vertical) das plantas. Inibe a perda de folhas e a grande ramificação das gemas axiliares. 

    Um hormônio AIA garante o controle do crescimento da planta, dois crescimentos são importantes: Fototropismo, crescimento na presença de luz, podendo ser positivo (crescer em busca de luz, o caule cresce positivamente) ou negativo (crescer em fuga de luz, a raiz cresce negativamente); e Geotropismo, crescimento em direção ao centro da Terra, a raiz sempre cresce geotropicamente e o caule não, por efeito da gravidade nas auxinas. 

    Citocininas promovem a divisão celular, cicatrizam lesões, crescimento, etc. 

   Giberelinas são importantes para o crescimento e frutificação, frutos partenocárpicos são frutos que não foram fecundados e vem sem sementes, pela borrifação de giberelinas e auxinas. 

    Etileno é um hormônio gasoso que acelera o processo de maturação de frutas e queda das folhas. 

Hormônios Vegetais - Kuadro - Pré-vestibular
Hormônio Auxina e Etileno Atuando. Foto Kuadro

    Ácido Absísico promove o fechamento de estrômatos e inibe a germinação de sementes. 

    Fitocromos são pigmentos vegetais que se intercalam, dando uma noção de tempo as plantas, estando de dia ou de noite, estações, entre outros, impedindo o crescimento em épocas indesejadas.

 *            *            *            *            *

Aqui termina mais um post, novamente retornando ao reino plantae com mais informações sobre seus hormônios. Agradecemos a leitura. Equipe BioJournal.

Comentários