HISTOLOGIA - TECIDO ÓSSEO


1. TECIDO ÓSSEO

    Para compreender o tecido ósseo e os processos de ossificação, é necessário também conhecer as seguintes estruturas: 

    Periósteo – Camada de tecido conjuntivo que reveste externamente os ossos, com vasos sanguíneos que os nutre. Possuem células que se diferenciam em osteoblastos, sendo importantes no crescimento e reparação dos ossos. 

    Endósteos – Também auxiliam na nutrição dos ossos e revestem cavidades do osso esponjoso. 

    Tipos de Tecido 

Tecido Ósseo. Foto Unifal

    Osso Esponjoso - Apresenta trabéculas (feixes) que dão aspecto poroso. Apresentam em seu interior a medula óssea vermelha ou amarela. 

    Osso Compacto - Apresenta pouco espaço medular e possui os seguintes canais: 

  • Canal de Havers – Tubos estreitos por onde passam vasos sanguíneos e nervos dentro dos ossos. 
  • Canal de Volkmann – Canais microscópicos com função semelhante aos canais de Havers, porém são perpendiculares a estes. Se encontram no osso compacto. 

    Tecido Ósseo Primário – Apresenta fibras colágena sem organização definida, encontrada principalmente em jovens. Tem menos quantidade de minerais que nos tecidos secundários. 

    Tecido Ósseo Secundário – Encontrado em adultos, possuem fibras colágenas paralelas e organizadas, formando sistemas por onde passam canais de Havers e Volkmann. 

2. ONTOGENIA ÓSSEA

    Intramembranosa: A partir das membranas moles de mesênquima (mesoderma), formam-se a maioria dos ossos da face. No centro de ossificação primário, as células mesenquimais migram para onde irá se formar o osso, e inicia-se a diferenciação em osteoblastos. Conforme ocorre a calcificação os osteoblastos se maturam em osteócitos. 

    Endocondral: Se desenvolvem a partir de moldes de cartilagens com uma mineralização da matriz cartilaginosa. A cartilagem serve como suporte para a instalação do tecido ósseo. Ela se inicia om uma cartilagem hialina com forma semelhante à que terá o osso. Em ossos longos, pode ocorrer uma ossificação intra membranosa do pericôndrio para formar o colar ósseo.


    Osteoblastos: Secreta a porção orgânica da matriz óssea; mineraliza a matriz. 
    Osteócitos: células adultas, ficam entre as lacunas da matriz óssea. 
    Osteoclastos: Reabsorvem a matriz óssea.

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez tratando de outro tecido, um dos mais importantes para o funcionamento geral do corpo. Agradecemos a leitura. Equipe BioJournal.

Comentários