GENÉTICA - SEGUNDA LEI DE MENDEL E INTERAÇÕES GENÉTICAS



1. SEGUNDA LEI DE MENDEL


    A segunda lei de Mendel ou também conhecida por diibridismo, refere-se a segregação independente dos fatores, insto é, a separação de dois ou mais pares de genes alelos localizados em cromossomos homólogos, para a formação dos gametas.
 
Segunda Lei de Mendel. Fonte Brasil Escola

2. INTERAÇÕES GÊNICAS E PLEIOTROPIA


    Existem 3 tipos de interações gênicas possíveis: Genes Complementares, Epistasia e Herança Quantitativa. 

    Genes complementares ou herança qualitativa é quando vários genes alelos ou não atuam de forma complementar para a expressão de uma característica qualitativa (como cor dos olhos, cor do cabelo, entre outros). 

    Epistasia é quando um gene mascara um outro gene alelo ou não a ele, impedindo a expressão gênica (como em flores Lathyrus e Matthiola, cruzadas podem gerar brancas ou coloridas, somente exprimindo coloridas quando ocorre o encontro de dois alelos específicos). 

    Herança quantitativa ocorre quando vários genes não alelos atuam de forma aditiva na expressão de uma característica quantitativa (como a altura, peso, entre outros). 

Exemplo de herança quantitativa para a cor de pele. Quanto mais alelos dominantes, mais escura a cor da pele. Foto Khan Academy

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez retornando a genética, com a segunda lei e as interações existentes. Obrigado pela leitura. Equipe BioJournal.

Comentários