ANATOMIA - ESTÔMAGO



1. ESTÔMAGO


    O estômago se localiza entre o esôfago e o duodeno, aparenta o formato de "feijão". Tem função endo e exócrina, fazendo peristaltismo para transformar o alimento em bolo para que o intestino delgado o transforme em fezes.

    Do esôfago a comida passa pelo esfíncter cárdia e chega ao estômago dando de encontro com o quimo (líquido produzido por estômago, pâncreas e fígado com ph 2) que em movimentos de peristaltismo (vai e vem+ estica e encolhe) mistura os alimentos e os transforma em um bolo ácido. O estômago é dividido em esfíncter cárdia, fundo, corpo e piloro. Quando o alimento chega ao fundo, hormônios são enviados ao cérebro, dando sensação de satisfação. Quando o bolo alimentar chega ao piloro, ele passa para o duodeno ( primeira porção do intestino delgado). 


Estômago. Foto Wikipedia


    O estômago é ácido, está em constante peristaltismo, contém vilosidades e microvilosidades, que sai responsáveis pela absorção de nutrientes. Tem grande irrigação sanguínea e é um órgão extremamente importante.


*            *            *            *            *


    Aqui termina mais um post dessa, vez sobre estômago, um dos órgãos que faz parte do sistema digestivo. Muito obrigado pela leitura, Equipe BioJournal.

Comentários