HISTOLOGIA - TECIDO MUSCULAR

1. TECIDO MUSCULAR


    O tecido muscular é formado por células alongadas, com grande quantidade de proteínas contráteis em seu interior. São chamadas fibras musculares ou miócitos, sua membrana plasmática se chama sarcolema e o citoplasma sarcoplasma. São classificados em 3 tipos: ESQUELÉTICO, CARDÍACO E LISO

Tipos de Tecido Muscular. Foto Blog do Enem

    O Músculo Estriado Esquelético é sujeito ao controle voluntário, permitindo a sustentação e movimentação do corpo. No músculo estriado esquelético, há sarcômeos (áreas entre duas faixas escuras vistas do microscópio), um sarcômero é composto por várias miofibrilas, formadas por filamentos proteicos (actina – fina, miosina – grossa), as regiões claras do sarcômero são actina e as partes escuras, miosina. Na movimentação, os filamentos deslizam uns sobre os outros, encurtando o sarcômero e os músculos (ocorrendo pela ATP + Ca²) 

    Cada célula muscular é revestida por uma camada de tecido conjuntivo chamado endomésio, cada feixe de fibras é revestida por perimésio, que por sua vez é revestido por epimésio. Há presença de vasos sanguíneos que penetram pelo septo pelo tecido conjuntivo, formando capilares entre as fibras musculares pois necessitam de bastante ATP e oxigenação. 

    O Músculo Estriado Cardíaco é exclusivo do coração, não é controlado voluntariamente. Possui fibras mono ou binucleadas e são muito unidas por discos intercalares e se contraem sincronizadamente. 

    O Músculo Liso é de contração involuntária, possuo fibras mononucleadas e estão localizadas nos órgãso internos (e vasos sanguíneos). São unidas por fibras reticulares, produzem contração lenta e não é observável estrias.

Endomésio, Perimésio e Epimésio. Foto MinutoEnfermagem

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, dessa vez dando início ao tecido muscular. Esperamos que isso os ajude. Equipe Biojournal.

Comentários