DST'S - AIDS


1. AIDS


    Aids - human immunodeficiency virus ou vírus da imunodeficiência adquirida. O HIV compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar adequadamente sua função de proteger o organismo contra as agressões externas, tais como: bactérias, parasitas e células cancerosas. A AIDS representa o estágio mais avançado da infecção pelo HIV, quando o sistema imunológico já se encontra bastante comprometido e surgem infecções oportunistas (bactérias que aproveitam a queda da imunidade para causar doença).

    Sintomas: o tempo entre a exposição ao HIV e o início dos sinais e sintomas, em geral, varia de cinco dias a três meses. As manifestações podem resultar em gripe persistente, perda de peso progressiva, diminuição da força física, febre, dores musculares, diarreia, suores noturnos, entre outros.

    Formas de contágio: contato sexual desprotegido com pessoa soropositiva, contato com sangue contaminado, da mãe portadora para seu filho e o parto ou amamentação.

    Prevenção: na transmissão sexual, recomenda-se a prática do sexo seguro. Na transmissão pelo sangue, recomenda-se cuidado ao manejo.

    Tratamento: a AIDS ainda não tem cura e caso não seja tratada, pode resultar em morte. O tratamento é feito com medicamentos anti-retrovírais, chamados de coquetel.


Gripe, Sintoma da Aids. Foto VivaBem

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez, com uma iniciação sobre as DST's, assunto importantíssimo de se tratar. Muito obrigado pela leitura. Equipe BioJournal.


Comentários