ANATOMIA - INTESTINO DELGADO



1. INTESTINO DELGADO


    Dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo, nele ocorre 80% de toda a digestão dos alimentos, ainda no intestino delgado acontece o peristaltismo, com ajuda das ondulações no intestino (Asimov, 2002).

    Duodeno: primeira parte do intestino, em formato de "C", o duodeno, pode, ainda, ser dividido em: parte superior, parte descendente, parte inferior e parte ascendente.

    -parte superior: encontra-se na altura do corpo da vértebra L3.
    -parte descendente: estende-se do colo da vesícula biliar, até a margem inferior da vértebra L3, nesta parte há o encontro do ducto colédoco e o pancreático.
    - parte inferior: passa pela veia cava inferior, pela aorta e pela coluna vertebral, na altura da L3.
    - parte ascendente: segue até a borda superior da vértebra L2.

    A irrigação sanguínea é feita por artéria gastroduodenal, artéria pancreaticoduodenal e artéria supraduodenal (Drake, 2005).

    Jejuno: surge a partir da flexura duodenojejunal, é suspenso na cavidade peritoneal. A artéria mesentérica superior faz sua irrigação e a drenagem é feita pela veia mesentérica superior.

    Íleo: apresenta maior deposição de tecido adiposo mesentérico nessa região. Assim como jejuno, é irrigado pela artéria mesentérica superior, a drenagem também é pela veia mesentérica superior. Apresenta riqueza de vasos e gânglios linfáticos, como linfonodos mesentéricos, justa-intestinais, mesentéricos, nódulos superiores e íleocólicos.
Intestino Delgado. Foto Moodle

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez dando início ao estudo do sistema digestivo. Esperamos que este post os ajude. Muito obrigado pela leitura. Equipe BioJournal.

Comentários