ECOLOGIA - ORQUÍDEAS


1. ORQUÍDEAS


    Orquídeas são plantas com uma das maiores diversidades de espécies conhecidas, isso se dá pelo grande interesse humano, que deu origem a inúmeras modificações na mesma, existindo em todos os continentes exceto Antártida. 

    A família Orchidaceae é a que compõem todas as orquídeas atuais, seu nome significa testículos do grego órkhis, referenciando seus tubérculos. Foi descrita pela primeira vez por Antoine Laurent de Jussieu em seu livro Genera Plantarum em 1789, mesmo que antes Linnaeus houvesse descrito algumas espécies mas não as identificando desta maneira, as colocando como epífitas do gênero Epidendrum. A maioria das orquídeas tem a capacidade de cruzar entre diferentes espécies e gerar híbridos férteis, o que torna o trabalho de concluir se é uma espécie nova ou não, muito mais difícil para os biólogos, com o conceito de espécie sendo discutido. 

    Algumas das características dessa família são: 

  •     Grãos de pólens agrupados em estruturas chamadas polínias 
  •     Sementes pequenas e com poucos nutrientes, que somente germinam na presença de fungos 
  •     Raízes cobertas por uma estrutura esponjosa chamada velame (presente nas epífitas) 
  •     Crescimento indeterminado, capaz de viverem por mais de 200 anos, como o exemplar mais antigo registrado no Royal Botanic Garden no Reino Unido. 

Estruturas das Orquídeas. Foto Orquídeas.com

    Podem viver em quase todo tipo de terreno, desde terreno arenoso, litorais, rochas, campos, sobre outras árvores e arbustos e até mesmo algumas espécies aquáticas são conhecidas. Apresenta uma das maiores diversidades de coloração de flores conhecidas, geralmente estas sendo em sua grande maioria hermafroditas (dois gêneros na mesma flor), podendo haver casos de masculino e feminino separadamente. Seus órgãos sexuais são fundidos numa estrutura chamada ginostêmio ou androstilo, em formato de coluna (Morphology of Orchidaceae, Phillip Cribb 2001). 

    É previsto que as orquídeas tenham surgido no mínimo de 50-45 milhões de anos atrás, fato verificado em 2007 quando um fóssil de abelha foi encontrado com polínias desta em suas costas na República Dominicana (Dating the origin of the Orchidaceae from a fossil orchid with its pollinator, 2007).

*            *            *            *            *

    Aqui termina mais um post, desta vez abrindo um pouco o leque de ecologia para uma das plantas mais conhecidas da humanidade. Esperamos que este post tenha sido útil. Agradecemos a leitura. Equipe BioJournal.

Comentários